Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria recebe visita de técnicos da Inspeção Vegetal de Minas Gerais

Publicação:

Técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária conheceram a parte de Inspeção Vegetal da Secretaria
Técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária conheceram a parte de Inspeção Vegetal da Secretaria

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação recebeu, de 14 a 16 de maio, a visita de técnicos de Inspeção Vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal no estado de Minas Gerais.

O intuito da visita foi um intercâmbio de informações a respeito da inspeção de vinhos realizada no Rio Grande do Sul, que é o único Estado no país a ter a competência da inspeção e fiscalização de bebidas, no caso específico de vinhos e derivados da uva e do vinho. Esta competência é repassada à Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/DDA/SEAPI) por meio de um termo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Agricultura e a Secretaria desde 2004. O IMA deseja firmar um termo de cooperação técnica semelhante com o MAPA, para realizar a inspeção e fiscalização da cachaça em Minas Gerais.

"Esse intercâmbio de informações entre os Estados é muito enriquecedor e serve para aprimorarmos os nossos procedimentos, além de fortalecer os Estados no que tange a Defesa Agropecuária", destaca a chefe da DIPOV, Fabíola Boscaini Lopes, que acompanhou toda a visita técnica.

Na oportunidade, os técnicos mineiros conheceram a DIPOV, o Laboratório de Referência Enológica (LAREN), localizado em Caxias do Sul, e vinícolas do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e Garibaldi.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação